COMPLEXOS AGROINDUSTRIAIS I
Considere os itens abaixo sobre agroindústria no Brasil, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:
(___) A agroindústria é o conjunto de atividades relacionadas à transformação de matérias-primas provenientes da agricultura, pecuária, aquicultura ou silvicultura. Numa linguagem mais rural pode-se dizer que as atividades da agroindústria se classificam em: atividades antes da porteira, atividades dentro da porteira e atividades depois da porteira.
(___) Nas agroindústrias alimentares e não alimentares os procedimentos industriais são bem distintos uns dos outros, enquanto que os cuidados são maiores e bastante específicos nas agroindústrias alimentares, nas não alimentares os procedimentos industriais gerais são bastante similares aos de indústrias de outros setores.
(___) Sendo assim, os cuidados adotados pelas agroindústrias alimentares se justificam, pois elas tratam da produção de alimentos e têm uma preocupação muito maior, que é a segurança alimentar dos consumidores, com o objetivo de fornecimento de alimento seguro para a saúde do consumidor.
(___) O Instituto de Economia Agrícola (IEA), no seu levantamento de junho de 2002 sobre Industria Rural, define essa atividade como o beneficiamento ou transformação, em bases artesanais, de matérias-primas vegetais ou animais, próprias ou adquiridas de outros produtores, nas propriedades rurais para a venda externa. Portanto, na pesquisa desenvolvida pelo IEA, não se considera como Industria Rural algumas agroindústrias de grande porte como as usinas de açúcar, destilarias de álcool, extratoras de suco de laranja, fabricas de laticínios e outras grandes instalações.
(___) O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) considera a Industria Rural como sendo composta por aquelas atividades de transformação e beneficiamento de produtos agropecuários (animais e vegetais) realizadas em instalações existentes nos estabelecimentos ou em instalações de terceiros (moinhos, moendas, casa de farinha, etc.).
V, V, V, F, V.
V, V, V, F, F.
V, V, F, F, V.
V, F, V, V, V.
V, V, V, V, V.
A agricultura familiar, apesar das críticas quanto à sua viabilidade econômica, mantém-se como um segmento produtivo importante do setor primário brasileiro. Observe nos gráficos, Figura 1, as proporções percentuais do número de estabelecimentos da agricultura familiar e da área ocupada por eles por macrorregião em relação ao total do país.
Figura 1. Agricultura familiar.
Fonte:<http://geoconceicao.blogspot.com.br/2012/01/vestibular-2011-uerj-com-base-na.html>.
O tamanho médio das propriedades familiares é maior nas seguintes regiões brasileiras:
Sul e Nordeste
Sul e Centro-Oeste
Nordeste e Norte
Centro-Oeste e Sul
Norte e Centro-Oeste
Sobre o Zoneamento Agrícola de Risco Climático é correto afirmar:
O Zoneamento Agrícola de Risco Climático apresenta um estudo elaborado e com o objetivo de minimizar os riscos relacionados aos fenômenos climáticos e permite a cada município identificar a melhor época de plantio das culturas, nos diferentes tipos de solo e ciclos de cultivares. A técnica é de difícil entendimento e adoção pelos produtores rurais, agentes financeiros e demais usuários.
O Zoneamento Agrícola de Risco Climático é um instrumento de gestão de riscos na agricultura, porém não pode ser considerado um instrumento de política agrícola.
O Zoneamento Agrícola de Risco Climático foi usado pela primeira vez na safra 1996 para a cultura da soja. Recebe revisão anual e é publicado na forma de portarias, no Diário Oficial da União e no site do ministério.
No Zoneamento Agrícola de Risco Climático são analisados os parâmetros de clima, solo e de ciclos de cultivares, a partir de uma metodologia validada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e adotada pelo Ministério da Agricultura. Desta forma são qualificados os riscos climáticos envolvidos na condução das lavouras que podem ocasionar perdas na produção.
O Zoneamento Agrícola de Risco Climático é uma ferramenta tecnológica que indica o melhor período para se plantar em cada município do país, conforme a análise histórica do comportamento do clima.
Considere os itens abaixo sobre políticas agrícolas no Brasil, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:
(___) Um conjunto de ações voltadas para o planejamento, o financiamento e o seguro da produção constitui a base da Política Agrícola do Ministério da Agricultura. Por meio de estudos na área de gestão de risco, linhas de créditos, subvenções econômicas e levantamentos de dados, o apoio do estado acompanha todas as fases do ciclo produtivo.
(___) Essas ações se dividem em três grandes linhas de atuação: gestão do risco rural, crédito e comercialização.
(___) A gestão do risco rural realiza-se em duas frentes. Antes de iniciar o cultivo, o agricultor conta com o Zoneamento Agrícola de Risco Climático. Essa ferramenta tecnológica indica o melhor período para se plantar em cada município do país, conforme a análise histórica do comportamento do clima e, para se proteger dos prejuízos causados por eventos climáticos adversos, o produtor pode contratar o Seguro Rural com parte do prêmio subsidiado pelo ministério.
(___) As políticas de mobilização de recursos viabilizam os ciclos do plantio. O homem do campo tem acesso a linhas de crédito para custeio, investimento e comercialização. Vários programas financiam diversas necessidades dos produtores, desde a compra de insumos até a construção de armazéns.
(___) O Zoneamento Agrícola de Risco Climático é um instrumento de política agrícola e gestão de riscos na agricultura. O estudo é elaborado com o objetivo de minimizar os riscos relacionados aos fenômenos climáticos e permite a cada município identificar a melhor época de plantio das culturas, nos diferentes tipos de solo e ciclos de cultivares.
V, V, F, F, V.
V, F, V, V, V.
V, V, V, F, V.
V, V, V, F, F.
V, V, V, V, V.
Considere seus conhecimentos até aqui adquiridos e julgue as afirmativas abaixo em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente.
(___) É de fundamental importância conhecer um referencial teórico sobre coordenação da cadeia produtiva com a finalidade de auxiliar a produção eficaz de bens manufaturados dentro dos conceitos de economia globalizada, principalmente nos dias atuais de alta competitividade, por meio da cooperação dos agentes da cadeia produtiva.
(___) A coordenação de uma cadeia produtiva, também denominada de estrutura de governança, refere-se à estrutura dominante dentro dessa cadeia, que orienta e interfere em todo o processo produtivo e comercial, de forma mais ou menos frágil ou, intensamente, determinando até o modo de produção e de comercialização dos produtos.
(___) As agências credenciadas, em alguns casos possuem a função de certificar se um determinado seguimento da cadeia atende quesitos para comercialização e/ou exportação. Isso ocorre, por exemplo, na certificação de: Produtos com Identidade Preservada–IP e segmentos da cadeia produtiva quanto aos atendimentos de padrões de qualidade internacionais, tais como as séries ISO 9000.
(___) É amplamente reconhecida, que a cooperação entre os segmentos e elementos da cadeia é a ferramenta mais eficaz para o sucesso no mercado interno e externo. Ou seja, quanto mais efetiva é a cooperação; maiores são presença de mercado e competitividade.
(___) O entendimento do conceito de cadeia produtiva possibilita: (1) visualizar a cadeia de forma integral; (2) identificar as debilidades e potencialidades; (3) motivar o estabelecimento de cooperação técnica; (4) identificar gargalos e elementos faltantes; e (5) certificar quanto aos fatores condicionantes de competitividade em cada segmento.
V, V, V, V, V.
V, V, V, F, V.
V, F, V, V, V.
V, V, F, F, V.
V, V, V, F, F.
Considere as afirmações abaixo sobre as cadeias produtivas e sua estrutura de governança, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente.
(___) As mudanças verificadas nas últimas décadas implicaram na alteração do comportamento produtivo e competitivo das organizações obrigando-as a aprimorarem suas vantagens competitivas através da implementação de novas estratégias de gerenciamento e negociação com seus fornecedores e clientes.
(___) O setor agroindustrial do Brasil vem passando por um processo de reorganização, internamente nas empresas e nas formas de organização da cadeia produtiva para se tornar mais ágil, inovadora e moderna, com vistas a ser mais competitiva no mercado global. E assim, em face dessas circunstâncias, surge a necessidade de estudos que busquem entender o processo de desenvolvimento local a partir de cadeias de suprimentos, cadeias produtivas, redes e alianças estratégicas.
(___) Conforme Souza (2002) a competitividade das empresas não depende somente delas, é uma resultante do desenvolvimento de capacidades e potencialidades dinâmicas, condicionadas à presença de fatores ambientais específicos, envolvendo aspectos institucionais, comportamentais, tecnológicos, organizacionais, dentre outros, relacionados, também, a ações individuais, mas considerada sob um contexto sistêmico. Portanto, depende da capacidade de articulação das empresas com os demais integrantes de sua cadeia de atividades. Competitividade também pode ser definida como a capacidade da empresa sobreviver e, de preferência, crescer em mercados correntes ou novos mercados.
(___) É de fundamental importância conhecer um referencial teórico sobre coordenação da cadeia produtiva com a finalidade de auxiliar a produção eficaz de bens manufaturados dentro dos conceitos de economia globalizada, principalmente nos dias atuais de alta competitividade, por meio da cooperação dos agentes da cadeia produtiva.
(___) A coordenação de uma cadeia produtiva, também denominada de estrutura de governança, refere-se à estrutura dominante dentro dessa cadeia, que orienta e interfere em todo o processo produtivo e comercial, de forma mais ou menos frágil ou, intensamente, determinando até o modo de produção e de comercialização dos produtos.
V, V, F, F, V.
V, F, V, V, V.
V, V, V, F, F.
V, V, V, F, V.
V, V, V, V, V.
Considere as afirmativas abaixo sobre o MATOPIBA e julgue os itens em verdadeiros ou falsos. Escolha a alternativa correspondente.
(___) Formada por terras do Sul do Maranhão, de todo o território do Tocantins, do Sul do Piauí e do Oeste da Bahia, a região do Matopiba consolida-se como a mais nova fronteira agrícola do país. Próxima dos portos de Belém, de São Luís, de Pecém (CE) e de Suape (PE), a região caracteriza-se pelo baixo preço das terras e pela uniformidade do clima, do solo e do relevo, que facilitam a mecanização agrícola e têm atraído cada vez mais agricultores.
(___) Considerado como um novo "eldorado" para o agronegócio no Brasil, o estado de Tocantins apresenta novas oportunidades ao cultivo de commodities agrícolas, por sua localização e características de seu território, consideradas estratégicas para a competitividade da produção agrícola voltada à exportação.
(___) A disponibilidade de terras a baixo custo, se comparadas com outras regiões, e as estruturas técnicas recentemente instaladas, configuram as condições materiais necessárias para que os sistemas agrícolas modernos se desenvolvam no estado. Além dessas características, Tocantins possui grande potencial energético, mineral e hídrico, que podem atender as demandas do agronegócio.
(___) A agricultura do Estado do Piaui esteve vinculada, em sua grande maioria, à subsistência, no entanto, nos últimos anos essa atividade alcançou uma configuração voltada para a comercialização da produção. Mesmo assim, os níveis de produtividade ainda são modestos e não conseguem sequer suprir as necessidades internas de consumo. Dentre as várias culturas desenvolvidas ao longo do território piauiense, as de maior destaque são: milho, feijão, arroz, mandioca, algodão, cana-de-açúcar e soja (culturas temporárias), incluindo ainda a produção de manga, laranja, castanha de caju e algodão.
(___) A economia maranhense atualmente se baseia na indústria de transformação de alumínio, alimentícia, madeireira, extrativismo (babaçu), agricultura (soja, mandioca, arroz, milho), na pecuária e nos serviços. A agricultura e a pecuária são atividades importantes na economia do Maranhão, além da pesca, que lhe dá a liderança na produção de pescado artesanal do país. A economia da Bahia é baseada na agropecuária, na indústria e no turismo. Os principais produtos agropecuários são a soja, a cana-de-açúcar, o cacau e a carne de gado bovino.
V, V, V, V, V.
V, V, V, F, V
V, V, F, F, V.
V, V, V, F, F.
V, F, V, V, V.
Considere as afirmativas abaixo sobre o MATOPIBA e julgue os itens em verdadeiros ou falsos. Escolha a alternativa correspondente.
(___) O Cerrado ocupa 91% do território do MATOPIBA, sendo que remanescentes do bioma Amazônia e Caatinga ocorrem de forma subordinada nos limites noroeste e leste, respectivamente.
(___) Com 337 municípios distribuídos em 73 milhões de hectares, o Matopiba tem quase 6 milhões de brasileiros e 324 mil estabelecimentos agrícolas. A região se ressente, no entanto, da falta de uma malha rodoviária mais eficiente para o escoamento.
(___) Parte da safra do Tocantins e do Maranhão pode ser exportada pela Rodovia Belém-Brasília até o porto de Barcarena (PA) ou pela Ferrovia Norte-Sul, de Porto Franco (MA) até o porto de Itaqui, em São Luís.
(___) As demais áreas do Matopiba têm como caminho natural a BR-020, que liga Brasília a Fortaleza, que não tem asfalto num trecho de 460 quilômetros na Bahia e no Piauí.
(___) O agronegócio no Matopiba ainda são ilhas de prosperidade em um mar de miséria. A região é marcada por coronelismo e pobreza, onde educação, saúde e renda sempre foram privilégio de poucos.
V, V, V, F, F.
V, F, V, V, V.
V, V, F, F, V.
V, V, V, V, V.
V, V, V, F, V.
Considere a Figura 2 abaixo, julgue os itens em verdadeiros ou falsos e faça a escolha da alternativa correspondente.
Figura 2. Relações entre atores que integram uma cadeia agroindustrial.
Fonte: Alencar (2000).
(___) A Figura 2 coloca em relevo relações que podem se estabelecer entre os atores sociais que integram um dado complexo e fornece os elementos gerais para a discussão dessas relações no interior e fora de uma cadeia.
(___) A base da Figura 2 representa o esquema geral de uma cadeia agroindustrial, formada pelos setores a montante, agropecuário e a jusante.
(___) A linha que envolve estes setores representa a possibilidade de formação de conglomerados empresariais em que uma holding controla empresas situadas em diferentes setores, inclusive no agropecuário.
(___) Os investimentos diretos na produção agropecuária não são grandes, uma vez que as agroindústrias que necessitam garantir o suprimento e a qualidade da matéria-prima que utilizam preferem assegurá-los por meio de contratos com os produtores, uma forma mais econômica do que o investimento direto na produção. É por essa razão que, na Figura 2, a linha que caracteriza o conglomerado aparece pontilhada ao circundar o setor agropecuário.
(___) A presença de conglomerados no interior de uma cadeia é um indicador da magnitude dos atores sociais com os quais os agricultores e suas organizações interagem. Além disso, os atores localizados a montante e a jusante podem ocupar posições na estrutura de mercado, as quais lhes permitam maior capacidade de negociação de preços do que os agricultores.
V, V, V, F, V.
V, V, V, F, F.
V, V, F, F, V.
V, F, V, V, V.
V, V, V, V, V.
A agricultura familiar, apesar das críticas quanto à sua viabilidade econômica, mantém-se como um segmento produtivo importante do setor primário brasileiro. Observe nos gráficos, Figura 1, as proporções percentuais do número de estabelecimentos da agricultura familiar e da área ocupada por eles por macrorregião em relação ao total do país.
Figura 1. Agricultura familiar.
Fonte:<http://geoconceicao.blogspot.com.br/2012/01/vestibular-2011-uerj-com-base-na.html>.
O tamanho médio das propriedades familiares é maior nas seguintes regiões brasileiras:
Sul e Nordeste
Sul e Centro-Oeste
Nordeste e Norte
Centro-Oeste e Sul
Norte e Centro-Oeste
Sobre o Zoneamento Agrícola de Risco Climático é correto afirmar:
O Zoneamento Agrícola de Risco Climático apresenta um estudo elaborado e com o objetivo de minimizar os riscos relacionados aos fenômenos climáticos e permite a cada município identificar a melhor época de plantio das culturas, nos diferentes tipos de solo e ciclos de cultivares. A técnica é de difícil entendimento e adoção pelos produtores rurais, agentes financeiros e demais usuários.
O Zoneamento Agrícola de Risco Climático é um instrumento de gestão de riscos na agricultura, porém não pode ser considerado um instrumento de política agrícola.
O Zoneamento Agrícola de Risco Climático foi usado pela primeira vez na safra 1996 para a cultura da soja. Recebe revisão anual e é publicado na forma de portarias, no Diário Oficial da União e no site do ministério.
No Zoneamento Agrícola de Risco Climático são analisados os parâmetros de clima, solo e de ciclos de cultivares, a partir de uma metodologia validada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e adotada pelo Ministério da Agricultura. Desta forma são qualificados os riscos climáticos envolvidos na condução das lavouras que podem ocasionar perdas na produção.
O Zoneamento Agrícola de Risco Climático é uma ferramenta tecnológica que indica o melhor período para se plantar em cada município do país, conforme a análise histórica do comportamento do clima.
Considere os itens abaixo sobre políticas agrícolas no Brasil, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:
(___) Um conjunto de ações voltadas para o planejamento, o financiamento e o seguro da produção constitui a base da Política Agrícola do Ministério da Agricultura. Por meio de estudos na área de gestão de risco, linhas de créditos, subvenções econômicas e levantamentos de dados, o apoio do estado acompanha todas as fases do ciclo produtivo.
(___) Essas ações se dividem em três grandes linhas de atuação: gestão do risco rural, crédito e comercialização.
(___) A gestão do risco rural realiza-se em duas frentes. Antes de iniciar o cultivo, o agricultor conta com o Zoneamento Agrícola de Risco Climático. Essa ferramenta tecnológica indica o melhor período para se plantar em cada município do país, conforme a análise histórica do comportamento do clima e, para se proteger dos prejuízos causados por eventos climáticos adversos, o produtor pode contratar o Seguro Rural com parte do prêmio subsidiado pelo ministério.
(___) As políticas de mobilização de recursos viabilizam os ciclos do plantio. O homem do campo tem acesso a linhas de crédito para custeio, investimento e comercialização. Vários programas financiam diversas necessidades dos produtores, desde a compra de insumos até a construção de armazéns.
(___) O Zoneamento Agrícola de Risco Climático é um instrumento de política agrícola e gestão de riscos na agricultura. O estudo é elaborado com o objetivo de minimizar os riscos relacionados aos fenômenos climáticos e permite a cada município identificar a melhor época de plantio das culturas, nos diferentes tipos de solo e ciclos de cultivares.
V, V, F, F, V.
V, F, V, V, V.
V, V, V, F, V.
V, V, V, F, F.
V, V, V, V, V.
Considere seus conhecimentos até aqui adquiridos e julgue as afirmativas abaixo em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente.
(___) É de fundamental importância conhecer um referencial teórico sobre coordenação da cadeia produtiva com a finalidade de auxiliar a produção eficaz de bens manufaturados dentro dos conceitos de economia globalizada, principalmente nos dias atuais de alta competitividade, por meio da cooperação dos agentes da cadeia produtiva.
(___) A coordenação de uma cadeia produtiva, também denominada de estrutura de governança, refere-se à estrutura dominante dentro dessa cadeia, que orienta e interfere em todo o processo produtivo e comercial, de forma mais ou menos frágil ou, intensamente, determinando até o modo de produção e de comercialização dos produtos.
(___) As agências credenciadas, em alguns casos possuem a função de certificar se um determinado seguimento da cadeia atende quesitos para comercialização e/ou exportação. Isso ocorre, por exemplo, na certificação de: Produtos com Identidade Preservada–IP e segmentos da cadeia produtiva quanto aos atendimentos de padrões de qualidade internacionais, tais como as séries ISO 9000.
(___) É amplamente reconhecida, que a cooperação entre os segmentos e elementos da cadeia é a ferramenta mais eficaz para o sucesso no mercado interno e externo. Ou seja, quanto mais efetiva é a cooperação; maiores são presença de mercado e competitividade.
(___) O entendimento do conceito de cadeia produtiva possibilita: (1) visualizar a cadeia de forma integral; (2) identificar as debilidades e potencialidades; (3) motivar o estabelecimento de cooperação técnica; (4) identificar gargalos e elementos faltantes; e (5) certificar quanto aos fatores condicionantes de competitividade em cada segmento.
V, V, V, V, V.
V, V, V, F, V.
V, F, V, V, V.
V, V, F, F, V.
V, V, V, F, F.
Considere as afirmações abaixo sobre as cadeias produtivas e sua estrutura de governança, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente.
(___) As mudanças verificadas nas últimas décadas implicaram na alteração do comportamento produtivo e competitivo das organizações obrigando-as a aprimorarem suas vantagens competitivas através da implementação de novas estratégias de gerenciamento e negociação com seus fornecedores e clientes.
(___) O setor agroindustrial do Brasil vem passando por um processo de reorganização, internamente nas empresas e nas formas de organização da cadeia produtiva para se tornar mais ágil, inovadora e moderna, com vistas a ser mais competitiva no mercado global. E assim, em face dessas circunstâncias, surge a necessidade de estudos que busquem entender o processo de desenvolvimento local a partir de cadeias de suprimentos, cadeias produtivas, redes e alianças estratégicas.
(___) Conforme Souza (2002) a competitividade das empresas não depende somente delas, é uma resultante do desenvolvimento de capacidades e potencialidades dinâmicas, condicionadas à presença de fatores ambientais específicos, envolvendo aspectos institucionais, comportamentais, tecnológicos, organizacionais, dentre outros, relacionados, também, a ações individuais, mas considerada sob um contexto sistêmico. Portanto, depende da capacidade de articulação das empresas com os demais integrantes de sua cadeia de atividades. Competitividade também pode ser definida como a capacidade da empresa sobreviver e, de preferência, crescer em mercados correntes ou novos mercados.
(___) É de fundamental importância conhecer um referencial teórico sobre coordenação da cadeia produtiva com a finalidade de auxiliar a produção eficaz de bens manufaturados dentro dos conceitos de economia globalizada, principalmente nos dias atuais de alta competitividade, por meio da cooperação dos agentes da cadeia produtiva.
(___) A coordenação de uma cadeia produtiva, também denominada de estrutura de governança, refere-se à estrutura dominante dentro dessa cadeia, que orienta e interfere em todo o processo produtivo e comercial, de forma mais ou menos frágil ou, intensamente, determinando até o modo de produção e de comercialização dos produtos.
V, V, F, F, V.
V, F, V, V, V.
V, V, V, F, F.
V, V, V, F, V.
V, V, V, V, V.
Considere as afirmativas abaixo sobre o MATOPIBA e julgue os itens em verdadeiros ou falsos. Escolha a alternativa correspondente.
(___) Formada por terras do Sul do Maranhão, de todo o território do Tocantins, do Sul do Piauí e do Oeste da Bahia, a região do Matopiba consolida-se como a mais nova fronteira agrícola do país. Próxima dos portos de Belém, de São Luís, de Pecém (CE) e de Suape (PE), a região caracteriza-se pelo baixo preço das terras e pela uniformidade do clima, do solo e do relevo, que facilitam a mecanização agrícola e têm atraído cada vez mais agricultores.
(___) Considerado como um novo "eldorado" para o agronegócio no Brasil, o estado de Tocantins apresenta novas oportunidades ao cultivo de commodities agrícolas, por sua localização e características de seu território, consideradas estratégicas para a competitividade da produção agrícola voltada à exportação.
(___) A disponibilidade de terras a baixo custo, se comparadas com outras regiões, e as estruturas técnicas recentemente instaladas, configuram as condições materiais necessárias para que os sistemas agrícolas modernos se desenvolvam no estado. Além dessas características, Tocantins possui grande potencial energético, mineral e hídrico, que podem atender as demandas do agronegócio.
(___) A agricultura do Estado do Piaui esteve vinculada, em sua grande maioria, à subsistência, no entanto, nos últimos anos essa atividade alcançou uma configuração voltada para a comercialização da produção. Mesmo assim, os níveis de produtividade ainda são modestos e não conseguem sequer suprir as necessidades internas de consumo. Dentre as várias culturas desenvolvidas ao longo do território piauiense, as de maior destaque são: milho, feijão, arroz, mandioca, algodão, cana-de-açúcar e soja (culturas temporárias), incluindo ainda a produção de manga, laranja, castanha de caju e algodão.
(___) A economia maranhense atualmente se baseia na indústria de transformação de alumínio, alimentícia, madeireira, extrativismo (babaçu), agricultura (soja, mandioca, arroz, milho), na pecuária e nos serviços. A agricultura e a pecuária são atividades importantes na economia do Maranhão, além da pesca, que lhe dá a liderança na produção de pescado artesanal do país. A economia da Bahia é baseada na agropecuária, na indústria e no turismo. Os principais produtos agropecuários são a soja, a cana-de-açúcar, o cacau e a carne de gado bovino.
V, V, V, V, V.
V, V, V, F, V
V, V, F, F, V.
V, V, V, F, F.
V, F, V, V, V.
Considere as afirmativas abaixo sobre o MATOPIBA e julgue os itens em verdadeiros ou falsos. Escolha a alternativa correspondente.
(___) O Cerrado ocupa 91% do território do MATOPIBA, sendo que remanescentes do bioma Amazônia e Caatinga ocorrem de forma subordinada nos limites noroeste e leste, respectivamente.
(___) Com 337 municípios distribuídos em 73 milhões de hectares, o Matopiba tem quase 6 milhões de brasileiros e 324 mil estabelecimentos agrícolas. A região se ressente, no entanto, da falta de uma malha rodoviária mais eficiente para o escoamento.
(___) Parte da safra do Tocantins e do Maranhão pode ser exportada pela Rodovia Belém-Brasília até o porto de Barcarena (PA) ou pela Ferrovia Norte-Sul, de Porto Franco (MA) até o porto de Itaqui, em São Luís.
(___) As demais áreas do Matopiba têm como caminho natural a BR-020, que liga Brasília a Fortaleza, que não tem asfalto num trecho de 460 quilômetros na Bahia e no Piauí.
(___) O agronegócio no Matopiba ainda são ilhas de prosperidade em um mar de miséria. A região é marcada por coronelismo e pobreza, onde educação, saúde e renda sempre foram privilégio de poucos.
V, V, V, F, F.
V, F, V, V, V.
V, V, F, F, V.
V, V, V, V, V.
V, V, V, F, V.
Considere a Figura 2 abaixo, julgue os itens em verdadeiros ou falsos e faça a escolha da alternativa correspondente.
Figura 2. Relações entre atores que integram uma cadeia agroindustrial.
Fonte: Alencar (2000).
(___) A Figura 2 coloca em relevo relações que podem se estabelecer entre os atores sociais que integram um dado complexo e fornece os elementos gerais para a discussão dessas relações no interior e fora de uma cadeia.
(___) A base da Figura 2 representa o esquema geral de uma cadeia agroindustrial, formada pelos setores a montante, agropecuário e a jusante.
(___) A linha que envolve estes setores representa a possibilidade de formação de conglomerados empresariais em que uma holding controla empresas situadas em diferentes setores, inclusive no agropecuário.
(___) Os investimentos diretos na produção agropecuária não são grandes, uma vez que as agroindústrias que necessitam garantir o suprimento e a qualidade da matéria-prima que utilizam preferem assegurá-los por meio de contratos com os produtores, uma forma mais econômica do que o investimento direto na produção. É por essa razão que, na Figura 2, a linha que caracteriza o conglomerado aparece pontilhada ao circundar o setor agropecuário.
(___) A presença de conglomerados no interior de uma cadeia é um indicador da magnitude dos atores sociais com os quais os agricultores e suas organizações interagem. Além disso, os atores localizados a montante e a jusante podem ocupar posições na estrutura de mercado, as quais lhes permitam maior capacidade de negociação de preços do que os agricultores.
Sul e Nordeste
Sul e Centro-Oeste
Nordeste e Norte
Centro-Oeste e Sul
Norte e Centro-Oeste
Sobre o Zoneamento Agrícola de Risco Climático é correto afirmar:
O Zoneamento Agrícola de Risco Climático apresenta um estudo elaborado e com o objetivo de minimizar os riscos relacionados aos fenômenos climáticos e permite a cada município identificar a melhor época de plantio das culturas, nos diferentes tipos de solo e ciclos de cultivares. A técnica é de difícil entendimento e adoção pelos produtores rurais, agentes financeiros e demais usuários.
O Zoneamento Agrícola de Risco Climático é um instrumento de gestão de riscos na agricultura, porém não pode ser considerado um instrumento de política agrícola.
O Zoneamento Agrícola de Risco Climático foi usado pela primeira vez na safra 1996 para a cultura da soja. Recebe revisão anual e é publicado na forma de portarias, no Diário Oficial da União e no site do ministério.
No Zoneamento Agrícola de Risco Climático são analisados os parâmetros de clima, solo e de ciclos de cultivares, a partir de uma metodologia validada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e adotada pelo Ministério da Agricultura. Desta forma são qualificados os riscos climáticos envolvidos na condução das lavouras que podem ocasionar perdas na produção.
O Zoneamento Agrícola de Risco Climático é uma ferramenta tecnológica que indica o melhor período para se plantar em cada município do país, conforme a análise histórica do comportamento do clima.
Considere os itens abaixo sobre políticas agrícolas no Brasil, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:
(___) Um conjunto de ações voltadas para o planejamento, o financiamento e o seguro da produção constitui a base da Política Agrícola do Ministério da Agricultura. Por meio de estudos na área de gestão de risco, linhas de créditos, subvenções econômicas e levantamentos de dados, o apoio do estado acompanha todas as fases do ciclo produtivo.
(___) Essas ações se dividem em três grandes linhas de atuação: gestão do risco rural, crédito e comercialização.
(___) A gestão do risco rural realiza-se em duas frentes. Antes de iniciar o cultivo, o agricultor conta com o Zoneamento Agrícola de Risco Climático. Essa ferramenta tecnológica indica o melhor período para se plantar em cada município do país, conforme a análise histórica do comportamento do clima e, para se proteger dos prejuízos causados por eventos climáticos adversos, o produtor pode contratar o Seguro Rural com parte do prêmio subsidiado pelo ministério.
(___) As políticas de mobilização de recursos viabilizam os ciclos do plantio. O homem do campo tem acesso a linhas de crédito para custeio, investimento e comercialização. Vários programas financiam diversas necessidades dos produtores, desde a compra de insumos até a construção de armazéns.
(___) O Zoneamento Agrícola de Risco Climático é um instrumento de política agrícola e gestão de riscos na agricultura. O estudo é elaborado com o objetivo de minimizar os riscos relacionados aos fenômenos climáticos e permite a cada município identificar a melhor época de plantio das culturas, nos diferentes tipos de solo e ciclos de cultivares.
V, V, F, F, V.
V, F, V, V, V.
V, V, V, F, V.
V, V, V, F, F.
V, V, V, V, V.
Considere seus conhecimentos até aqui adquiridos e julgue as afirmativas abaixo em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente.
(___) É de fundamental importância conhecer um referencial teórico sobre coordenação da cadeia produtiva com a finalidade de auxiliar a produção eficaz de bens manufaturados dentro dos conceitos de economia globalizada, principalmente nos dias atuais de alta competitividade, por meio da cooperação dos agentes da cadeia produtiva.
(___) A coordenação de uma cadeia produtiva, também denominada de estrutura de governança, refere-se à estrutura dominante dentro dessa cadeia, que orienta e interfere em todo o processo produtivo e comercial, de forma mais ou menos frágil ou, intensamente, determinando até o modo de produção e de comercialização dos produtos.
(___) As agências credenciadas, em alguns casos possuem a função de certificar se um determinado seguimento da cadeia atende quesitos para comercialização e/ou exportação. Isso ocorre, por exemplo, na certificação de: Produtos com Identidade Preservada–IP e segmentos da cadeia produtiva quanto aos atendimentos de padrões de qualidade internacionais, tais como as séries ISO 9000.
(___) É amplamente reconhecida, que a cooperação entre os segmentos e elementos da cadeia é a ferramenta mais eficaz para o sucesso no mercado interno e externo. Ou seja, quanto mais efetiva é a cooperação; maiores são presença de mercado e competitividade.
(___) O entendimento do conceito de cadeia produtiva possibilita: (1) visualizar a cadeia de forma integral; (2) identificar as debilidades e potencialidades; (3) motivar o estabelecimento de cooperação técnica; (4) identificar gargalos e elementos faltantes; e (5) certificar quanto aos fatores condicionantes de competitividade em cada segmento.
V, V, V, V, V.
V, V, V, F, V.
V, F, V, V, V.
V, V, F, F, V.
V, V, V, F, F.
Considere as afirmações abaixo sobre as cadeias produtivas e sua estrutura de governança, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente.
(___) As mudanças verificadas nas últimas décadas implicaram na alteração do comportamento produtivo e competitivo das organizações obrigando-as a aprimorarem suas vantagens competitivas através da implementação de novas estratégias de gerenciamento e negociação com seus fornecedores e clientes.
(___) O setor agroindustrial do Brasil vem passando por um processo de reorganização, internamente nas empresas e nas formas de organização da cadeia produtiva para se tornar mais ágil, inovadora e moderna, com vistas a ser mais competitiva no mercado global. E assim, em face dessas circunstâncias, surge a necessidade de estudos que busquem entender o processo de desenvolvimento local a partir de cadeias de suprimentos, cadeias produtivas, redes e alianças estratégicas.
(___) Conforme Souza (2002) a competitividade das empresas não depende somente delas, é uma resultante do desenvolvimento de capacidades e potencialidades dinâmicas, condicionadas à presença de fatores ambientais específicos, envolvendo aspectos institucionais, comportamentais, tecnológicos, organizacionais, dentre outros, relacionados, também, a ações individuais, mas considerada sob um contexto sistêmico. Portanto, depende da capacidade de articulação das empresas com os demais integrantes de sua cadeia de atividades. Competitividade também pode ser definida como a capacidade da empresa sobreviver e, de preferência, crescer em mercados correntes ou novos mercados.
(___) É de fundamental importância conhecer um referencial teórico sobre coordenação da cadeia produtiva com a finalidade de auxiliar a produção eficaz de bens manufaturados dentro dos conceitos de economia globalizada, principalmente nos dias atuais de alta competitividade, por meio da cooperação dos agentes da cadeia produtiva.
(___) A coordenação de uma cadeia produtiva, também denominada de estrutura de governança, refere-se à estrutura dominante dentro dessa cadeia, que orienta e interfere em todo o processo produtivo e comercial, de forma mais ou menos frágil ou, intensamente, determinando até o modo de produção e de comercialização dos produtos.
V, V, F, F, V.
V, F, V, V, V.
V, V, V, F, F.
V, V, V, F, V.
V, V, V, V, V.
Considere as afirmativas abaixo sobre o MATOPIBA e julgue os itens em verdadeiros ou falsos. Escolha a alternativa correspondente.
(___) Formada por terras do Sul do Maranhão, de todo o território do Tocantins, do Sul do Piauí e do Oeste da Bahia, a região do Matopiba consolida-se como a mais nova fronteira agrícola do país. Próxima dos portos de Belém, de São Luís, de Pecém (CE) e de Suape (PE), a região caracteriza-se pelo baixo preço das terras e pela uniformidade do clima, do solo e do relevo, que facilitam a mecanização agrícola e têm atraído cada vez mais agricultores.
(___) Considerado como um novo "eldorado" para o agronegócio no Brasil, o estado de Tocantins apresenta novas oportunidades ao cultivo de commodities agrícolas, por sua localização e características de seu território, consideradas estratégicas para a competitividade da produção agrícola voltada à exportação.
(___) A disponibilidade de terras a baixo custo, se comparadas com outras regiões, e as estruturas técnicas recentemente instaladas, configuram as condições materiais necessárias para que os sistemas agrícolas modernos se desenvolvam no estado. Além dessas características, Tocantins possui grande potencial energético, mineral e hídrico, que podem atender as demandas do agronegócio.
(___) A agricultura do Estado do Piaui esteve vinculada, em sua grande maioria, à subsistência, no entanto, nos últimos anos essa atividade alcançou uma configuração voltada para a comercialização da produção. Mesmo assim, os níveis de produtividade ainda são modestos e não conseguem sequer suprir as necessidades internas de consumo. Dentre as várias culturas desenvolvidas ao longo do território piauiense, as de maior destaque são: milho, feijão, arroz, mandioca, algodão, cana-de-açúcar e soja (culturas temporárias), incluindo ainda a produção de manga, laranja, castanha de caju e algodão.
(___) A economia maranhense atualmente se baseia na indústria de transformação de alumínio, alimentícia, madeireira, extrativismo (babaçu), agricultura (soja, mandioca, arroz, milho), na pecuária e nos serviços. A agricultura e a pecuária são atividades importantes na economia do Maranhão, além da pesca, que lhe dá a liderança na produção de pescado artesanal do país. A economia da Bahia é baseada na agropecuária, na indústria e no turismo. Os principais produtos agropecuários são a soja, a cana-de-açúcar, o cacau e a carne de gado bovino.
V, V, V, V, V.
V, V, V, F, V
V, V, F, F, V.
V, V, V, F, F.
V, F, V, V, V.
Considere as afirmativas abaixo sobre o MATOPIBA e julgue os itens em verdadeiros ou falsos. Escolha a alternativa correspondente.
(___) O Cerrado ocupa 91% do território do MATOPIBA, sendo que remanescentes do bioma Amazônia e Caatinga ocorrem de forma subordinada nos limites noroeste e leste, respectivamente.
(___) Com 337 municípios distribuídos em 73 milhões de hectares, o Matopiba tem quase 6 milhões de brasileiros e 324 mil estabelecimentos agrícolas. A região se ressente, no entanto, da falta de uma malha rodoviária mais eficiente para o escoamento.
(___) Parte da safra do Tocantins e do Maranhão pode ser exportada pela Rodovia Belém-Brasília até o porto de Barcarena (PA) ou pela Ferrovia Norte-Sul, de Porto Franco (MA) até o porto de Itaqui, em São Luís.
(___) As demais áreas do Matopiba têm como caminho natural a BR-020, que liga Brasília a Fortaleza, que não tem asfalto num trecho de 460 quilômetros na Bahia e no Piauí.
(___) O agronegócio no Matopiba ainda são ilhas de prosperidade em um mar de miséria. A região é marcada por coronelismo e pobreza, onde educação, saúde e renda sempre foram privilégio de poucos.
V, V, V, F, F.
V, F, V, V, V.
V, V, F, F, V.
V, V, V, V, V.
V, V, V, F, V.
Considere a Figura 2 abaixo, julgue os itens em verdadeiros ou falsos e faça a escolha da alternativa correspondente.
Figura 2. Relações entre atores que integram uma cadeia agroindustrial.
Fonte: Alencar (2000).
(___) A Figura 2 coloca em relevo relações que podem se estabelecer entre os atores sociais que integram um dado complexo e fornece os elementos gerais para a discussão dessas relações no interior e fora de uma cadeia.
(___) A base da Figura 2 representa o esquema geral de uma cadeia agroindustrial, formada pelos setores a montante, agropecuário e a jusante.
(___) A linha que envolve estes setores representa a possibilidade de formação de conglomerados empresariais em que uma holding controla empresas situadas em diferentes setores, inclusive no agropecuário.
(___) Os investimentos diretos na produção agropecuária não são grandes, uma vez que as agroindústrias que necessitam garantir o suprimento e a qualidade da matéria-prima que utilizam preferem assegurá-los por meio de contratos com os produtores, uma forma mais econômica do que o investimento direto na produção. É por essa razão que, na Figura 2, a linha que caracteriza o conglomerado aparece pontilhada ao circundar o setor agropecuário.
(___) A presença de conglomerados no interior de uma cadeia é um indicador da magnitude dos atores sociais com os quais os agricultores e suas organizações interagem. Além disso, os atores localizados a montante e a jusante podem ocupar posições na estrutura de mercado, as quais lhes permitam maior capacidade de negociação de preços do que os agricultores.
O Zoneamento Agrícola de Risco Climático apresenta um estudo elaborado e com o objetivo de minimizar os riscos relacionados aos fenômenos climáticos e permite a cada município identificar a melhor época de plantio das culturas, nos diferentes tipos de solo e ciclos de cultivares. A técnica é de difícil entendimento e adoção pelos produtores rurais, agentes financeiros e demais usuários.
O Zoneamento Agrícola de Risco Climático é um instrumento de gestão de riscos na agricultura, porém não pode ser considerado um instrumento de política agrícola.
O Zoneamento Agrícola de Risco Climático foi usado pela primeira vez na safra 1996 para a cultura da soja. Recebe revisão anual e é publicado na forma de portarias, no Diário Oficial da União e no site do ministério.
No Zoneamento Agrícola de Risco Climático são analisados os parâmetros de clima, solo e de ciclos de cultivares, a partir de uma metodologia validada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e adotada pelo Ministério da Agricultura. Desta forma são qualificados os riscos climáticos envolvidos na condução das lavouras que podem ocasionar perdas na produção.
O Zoneamento Agrícola de Risco Climático é uma ferramenta tecnológica que indica o melhor período para se plantar em cada município do país, conforme a análise histórica do comportamento do clima.
Considere os itens abaixo sobre políticas agrícolas no Brasil, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:
(___) Um conjunto de ações voltadas para o planejamento, o financiamento e o seguro da produção constitui a base da Política Agrícola do Ministério da Agricultura. Por meio de estudos na área de gestão de risco, linhas de créditos, subvenções econômicas e levantamentos de dados, o apoio do estado acompanha todas as fases do ciclo produtivo.
(___) Essas ações se dividem em três grandes linhas de atuação: gestão do risco rural, crédito e comercialização.
(___) A gestão do risco rural realiza-se em duas frentes. Antes de iniciar o cultivo, o agricultor conta com o Zoneamento Agrícola de Risco Climático. Essa ferramenta tecnológica indica o melhor período para se plantar em cada município do país, conforme a análise histórica do comportamento do clima e, para se proteger dos prejuízos causados por eventos climáticos adversos, o produtor pode contratar o Seguro Rural com parte do prêmio subsidiado pelo ministério.
(___) As políticas de mobilização de recursos viabilizam os ciclos do plantio. O homem do campo tem acesso a linhas de crédito para custeio, investimento e comercialização. Vários programas financiam diversas necessidades dos produtores, desde a compra de insumos até a construção de armazéns.
(___) O Zoneamento Agrícola de Risco Climático é um instrumento de política agrícola e gestão de riscos na agricultura. O estudo é elaborado com o objetivo de minimizar os riscos relacionados aos fenômenos climáticos e permite a cada município identificar a melhor época de plantio das culturas, nos diferentes tipos de solo e ciclos de cultivares.
V, V, F, F, V.
V, F, V, V, V.
V, V, V, F, V.
V, V, V, F, F.
V, V, V, V, V.
Considere seus conhecimentos até aqui adquiridos e julgue as afirmativas abaixo em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente.
(___) É de fundamental importância conhecer um referencial teórico sobre coordenação da cadeia produtiva com a finalidade de auxiliar a produção eficaz de bens manufaturados dentro dos conceitos de economia globalizada, principalmente nos dias atuais de alta competitividade, por meio da cooperação dos agentes da cadeia produtiva.
(___) A coordenação de uma cadeia produtiva, também denominada de estrutura de governança, refere-se à estrutura dominante dentro dessa cadeia, que orienta e interfere em todo o processo produtivo e comercial, de forma mais ou menos frágil ou, intensamente, determinando até o modo de produção e de comercialização dos produtos.
(___) As agências credenciadas, em alguns casos possuem a função de certificar se um determinado seguimento da cadeia atende quesitos para comercialização e/ou exportação. Isso ocorre, por exemplo, na certificação de: Produtos com Identidade Preservada–IP e segmentos da cadeia produtiva quanto aos atendimentos de padrões de qualidade internacionais, tais como as séries ISO 9000.
(___) É amplamente reconhecida, que a cooperação entre os segmentos e elementos da cadeia é a ferramenta mais eficaz para o sucesso no mercado interno e externo. Ou seja, quanto mais efetiva é a cooperação; maiores são presença de mercado e competitividade.
(___) O entendimento do conceito de cadeia produtiva possibilita: (1) visualizar a cadeia de forma integral; (2) identificar as debilidades e potencialidades; (3) motivar o estabelecimento de cooperação técnica; (4) identificar gargalos e elementos faltantes; e (5) certificar quanto aos fatores condicionantes de competitividade em cada segmento.
V, V, V, V, V.
V, V, V, F, V.
V, F, V, V, V.
V, V, F, F, V.
V, V, V, F, F.
Considere as afirmações abaixo sobre as cadeias produtivas e sua estrutura de governança, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente.
(___) As mudanças verificadas nas últimas décadas implicaram na alteração do comportamento produtivo e competitivo das organizações obrigando-as a aprimorarem suas vantagens competitivas através da implementação de novas estratégias de gerenciamento e negociação com seus fornecedores e clientes.
(___) O setor agroindustrial do Brasil vem passando por um processo de reorganização, internamente nas empresas e nas formas de organização da cadeia produtiva para se tornar mais ágil, inovadora e moderna, com vistas a ser mais competitiva no mercado global. E assim, em face dessas circunstâncias, surge a necessidade de estudos que busquem entender o processo de desenvolvimento local a partir de cadeias de suprimentos, cadeias produtivas, redes e alianças estratégicas.
(___) Conforme Souza (2002) a competitividade das empresas não depende somente delas, é uma resultante do desenvolvimento de capacidades e potencialidades dinâmicas, condicionadas à presença de fatores ambientais específicos, envolvendo aspectos institucionais, comportamentais, tecnológicos, organizacionais, dentre outros, relacionados, também, a ações individuais, mas considerada sob um contexto sistêmico. Portanto, depende da capacidade de articulação das empresas com os demais integrantes de sua cadeia de atividades. Competitividade também pode ser definida como a capacidade da empresa sobreviver e, de preferência, crescer em mercados correntes ou novos mercados.
(___) É de fundamental importância conhecer um referencial teórico sobre coordenação da cadeia produtiva com a finalidade de auxiliar a produção eficaz de bens manufaturados dentro dos conceitos de economia globalizada, principalmente nos dias atuais de alta competitividade, por meio da cooperação dos agentes da cadeia produtiva.
(___) A coordenação de uma cadeia produtiva, também denominada de estrutura de governança, refere-se à estrutura dominante dentro dessa cadeia, que orienta e interfere em todo o processo produtivo e comercial, de forma mais ou menos frágil ou, intensamente, determinando até o modo de produção e de comercialização dos produtos.
V, V, F, F, V.
V, F, V, V, V.
V, V, V, F, F.
V, V, V, F, V.
V, V, V, V, V.
Considere as afirmativas abaixo sobre o MATOPIBA e julgue os itens em verdadeiros ou falsos. Escolha a alternativa correspondente.
(___) Formada por terras do Sul do Maranhão, de todo o território do Tocantins, do Sul do Piauí e do Oeste da Bahia, a região do Matopiba consolida-se como a mais nova fronteira agrícola do país. Próxima dos portos de Belém, de São Luís, de Pecém (CE) e de Suape (PE), a região caracteriza-se pelo baixo preço das terras e pela uniformidade do clima, do solo e do relevo, que facilitam a mecanização agrícola e têm atraído cada vez mais agricultores.
(___) Considerado como um novo "eldorado" para o agronegócio no Brasil, o estado de Tocantins apresenta novas oportunidades ao cultivo de commodities agrícolas, por sua localização e características de seu território, consideradas estratégicas para a competitividade da produção agrícola voltada à exportação.
(___) A disponibilidade de terras a baixo custo, se comparadas com outras regiões, e as estruturas técnicas recentemente instaladas, configuram as condições materiais necessárias para que os sistemas agrícolas modernos se desenvolvam no estado. Além dessas características, Tocantins possui grande potencial energético, mineral e hídrico, que podem atender as demandas do agronegócio.
(___) A agricultura do Estado do Piaui esteve vinculada, em sua grande maioria, à subsistência, no entanto, nos últimos anos essa atividade alcançou uma configuração voltada para a comercialização da produção. Mesmo assim, os níveis de produtividade ainda são modestos e não conseguem sequer suprir as necessidades internas de consumo. Dentre as várias culturas desenvolvidas ao longo do território piauiense, as de maior destaque são: milho, feijão, arroz, mandioca, algodão, cana-de-açúcar e soja (culturas temporárias), incluindo ainda a produção de manga, laranja, castanha de caju e algodão.
(___) A economia maranhense atualmente se baseia na indústria de transformação de alumínio, alimentícia, madeireira, extrativismo (babaçu), agricultura (soja, mandioca, arroz, milho), na pecuária e nos serviços. A agricultura e a pecuária são atividades importantes na economia do Maranhão, além da pesca, que lhe dá a liderança na produção de pescado artesanal do país. A economia da Bahia é baseada na agropecuária, na indústria e no turismo. Os principais produtos agropecuários são a soja, a cana-de-açúcar, o cacau e a carne de gado bovino.
V, V, V, V, V.
V, V, V, F, V
V, V, F, F, V.
V, V, V, F, F.
V, F, V, V, V.
Considere as afirmativas abaixo sobre o MATOPIBA e julgue os itens em verdadeiros ou falsos. Escolha a alternativa correspondente.
(___) O Cerrado ocupa 91% do território do MATOPIBA, sendo que remanescentes do bioma Amazônia e Caatinga ocorrem de forma subordinada nos limites noroeste e leste, respectivamente.
(___) Com 337 municípios distribuídos em 73 milhões de hectares, o Matopiba tem quase 6 milhões de brasileiros e 324 mil estabelecimentos agrícolas. A região se ressente, no entanto, da falta de uma malha rodoviária mais eficiente para o escoamento.
(___) Parte da safra do Tocantins e do Maranhão pode ser exportada pela Rodovia Belém-Brasília até o porto de Barcarena (PA) ou pela Ferrovia Norte-Sul, de Porto Franco (MA) até o porto de Itaqui, em São Luís.
(___) As demais áreas do Matopiba têm como caminho natural a BR-020, que liga Brasília a Fortaleza, que não tem asfalto num trecho de 460 quilômetros na Bahia e no Piauí.
(___) O agronegócio no Matopiba ainda são ilhas de prosperidade em um mar de miséria. A região é marcada por coronelismo e pobreza, onde educação, saúde e renda sempre foram privilégio de poucos.
V, V, V, F, F.
V, F, V, V, V.
V, V, F, F, V.
V, V, V, V, V.
V, V, V, F, V.
Considere a Figura 2 abaixo, julgue os itens em verdadeiros ou falsos e faça a escolha da alternativa correspondente.
Figura 2. Relações entre atores que integram uma cadeia agroindustrial.
Fonte: Alencar (2000).
(___) A Figura 2 coloca em relevo relações que podem se estabelecer entre os atores sociais que integram um dado complexo e fornece os elementos gerais para a discussão dessas relações no interior e fora de uma cadeia.
(___) A base da Figura 2 representa o esquema geral de uma cadeia agroindustrial, formada pelos setores a montante, agropecuário e a jusante.
(___) A linha que envolve estes setores representa a possibilidade de formação de conglomerados empresariais em que uma holding controla empresas situadas em diferentes setores, inclusive no agropecuário.
(___) Os investimentos diretos na produção agropecuária não são grandes, uma vez que as agroindústrias que necessitam garantir o suprimento e a qualidade da matéria-prima que utilizam preferem assegurá-los por meio de contratos com os produtores, uma forma mais econômica do que o investimento direto na produção. É por essa razão que, na Figura 2, a linha que caracteriza o conglomerado aparece pontilhada ao circundar o setor agropecuário.
(___) A presença de conglomerados no interior de uma cadeia é um indicador da magnitude dos atores sociais com os quais os agricultores e suas organizações interagem. Além disso, os atores localizados a montante e a jusante podem ocupar posições na estrutura de mercado, as quais lhes permitam maior capacidade de negociação de preços do que os agricultores.
V, V, F, F, V.
V, F, V, V, V.
V, V, V, F, V.
V, V, V, F, F.
V, V, V, V, V.
Considere seus conhecimentos até aqui adquiridos e julgue as afirmativas abaixo em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente.
(___) É de fundamental importância conhecer um referencial teórico sobre coordenação da cadeia produtiva com a finalidade de auxiliar a produção eficaz de bens manufaturados dentro dos conceitos de economia globalizada, principalmente nos dias atuais de alta competitividade, por meio da cooperação dos agentes da cadeia produtiva.
(___) A coordenação de uma cadeia produtiva, também denominada de estrutura de governança, refere-se à estrutura dominante dentro dessa cadeia, que orienta e interfere em todo o processo produtivo e comercial, de forma mais ou menos frágil ou, intensamente, determinando até o modo de produção e de comercialização dos produtos.
(___) As agências credenciadas, em alguns casos possuem a função de certificar se um determinado seguimento da cadeia atende quesitos para comercialização e/ou exportação. Isso ocorre, por exemplo, na certificação de: Produtos com Identidade Preservada–IP e segmentos da cadeia produtiva quanto aos atendimentos de padrões de qualidade internacionais, tais como as séries ISO 9000.
(___) É amplamente reconhecida, que a cooperação entre os segmentos e elementos da cadeia é a ferramenta mais eficaz para o sucesso no mercado interno e externo. Ou seja, quanto mais efetiva é a cooperação; maiores são presença de mercado e competitividade.
(___) O entendimento do conceito de cadeia produtiva possibilita: (1) visualizar a cadeia de forma integral; (2) identificar as debilidades e potencialidades; (3) motivar o estabelecimento de cooperação técnica; (4) identificar gargalos e elementos faltantes; e (5) certificar quanto aos fatores condicionantes de competitividade em cada segmento.
V, V, V, V, V.
V, V, V, F, V.
V, F, V, V, V.
V, V, F, F, V.
V, V, V, F, F.
Considere as afirmações abaixo sobre as cadeias produtivas e sua estrutura de governança, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente.
(___) As mudanças verificadas nas últimas décadas implicaram na alteração do comportamento produtivo e competitivo das organizações obrigando-as a aprimorarem suas vantagens competitivas através da implementação de novas estratégias de gerenciamento e negociação com seus fornecedores e clientes.
(___) O setor agroindustrial do Brasil vem passando por um processo de reorganização, internamente nas empresas e nas formas de organização da cadeia produtiva para se tornar mais ágil, inovadora e moderna, com vistas a ser mais competitiva no mercado global. E assim, em face dessas circunstâncias, surge a necessidade de estudos que busquem entender o processo de desenvolvimento local a partir de cadeias de suprimentos, cadeias produtivas, redes e alianças estratégicas.
(___) Conforme Souza (2002) a competitividade das empresas não depende somente delas, é uma resultante do desenvolvimento de capacidades e potencialidades dinâmicas, condicionadas à presença de fatores ambientais específicos, envolvendo aspectos institucionais, comportamentais, tecnológicos, organizacionais, dentre outros, relacionados, também, a ações individuais, mas considerada sob um contexto sistêmico. Portanto, depende da capacidade de articulação das empresas com os demais integrantes de sua cadeia de atividades. Competitividade também pode ser definida como a capacidade da empresa sobreviver e, de preferência, crescer em mercados correntes ou novos mercados.
(___) É de fundamental importância conhecer um referencial teórico sobre coordenação da cadeia produtiva com a finalidade de auxiliar a produção eficaz de bens manufaturados dentro dos conceitos de economia globalizada, principalmente nos dias atuais de alta competitividade, por meio da cooperação dos agentes da cadeia produtiva.
(___) A coordenação de uma cadeia produtiva, também denominada de estrutura de governança, refere-se à estrutura dominante dentro dessa cadeia, que orienta e interfere em todo o processo produtivo e comercial, de forma mais ou menos frágil ou, intensamente, determinando até o modo de produção e de comercialização dos produtos.
V, V, F, F, V.
V, F, V, V, V.
V, V, V, F, F.
V, V, V, F, V.
V, V, V, V, V.
Considere as afirmativas abaixo sobre o MATOPIBA e julgue os itens em verdadeiros ou falsos. Escolha a alternativa correspondente.
(___) Formada por terras do Sul do Maranhão, de todo o território do Tocantins, do Sul do Piauí e do Oeste da Bahia, a região do Matopiba consolida-se como a mais nova fronteira agrícola do país. Próxima dos portos de Belém, de São Luís, de Pecém (CE) e de Suape (PE), a região caracteriza-se pelo baixo preço das terras e pela uniformidade do clima, do solo e do relevo, que facilitam a mecanização agrícola e têm atraído cada vez mais agricultores.
(___) Considerado como um novo "eldorado" para o agronegócio no Brasil, o estado de Tocantins apresenta novas oportunidades ao cultivo de commodities agrícolas, por sua localização e características de seu território, consideradas estratégicas para a competitividade da produção agrícola voltada à exportação.
(___) A disponibilidade de terras a baixo custo, se comparadas com outras regiões, e as estruturas técnicas recentemente instaladas, configuram as condições materiais necessárias para que os sistemas agrícolas modernos se desenvolvam no estado. Além dessas características, Tocantins possui grande potencial energético, mineral e hídrico, que podem atender as demandas do agronegócio.
(___) A agricultura do Estado do Piaui esteve vinculada, em sua grande maioria, à subsistência, no entanto, nos últimos anos essa atividade alcançou uma configuração voltada para a comercialização da produção. Mesmo assim, os níveis de produtividade ainda são modestos e não conseguem sequer suprir as necessidades internas de consumo. Dentre as várias culturas desenvolvidas ao longo do território piauiense, as de maior destaque são: milho, feijão, arroz, mandioca, algodão, cana-de-açúcar e soja (culturas temporárias), incluindo ainda a produção de manga, laranja, castanha de caju e algodão.
(___) A economia maranhense atualmente se baseia na indústria de transformação de alumínio, alimentícia, madeireira, extrativismo (babaçu), agricultura (soja, mandioca, arroz, milho), na pecuária e nos serviços. A agricultura e a pecuária são atividades importantes na economia do Maranhão, além da pesca, que lhe dá a liderança na produção de pescado artesanal do país. A economia da Bahia é baseada na agropecuária, na indústria e no turismo. Os principais produtos agropecuários são a soja, a cana-de-açúcar, o cacau e a carne de gado bovino.
V, V, V, V, V.
V, V, V, F, V
V, V, F, F, V.
V, V, V, F, F.
V, F, V, V, V.
Considere as afirmativas abaixo sobre o MATOPIBA e julgue os itens em verdadeiros ou falsos. Escolha a alternativa correspondente.
(___) O Cerrado ocupa 91% do território do MATOPIBA, sendo que remanescentes do bioma Amazônia e Caatinga ocorrem de forma subordinada nos limites noroeste e leste, respectivamente.
(___) Com 337 municípios distribuídos em 73 milhões de hectares, o Matopiba tem quase 6 milhões de brasileiros e 324 mil estabelecimentos agrícolas. A região se ressente, no entanto, da falta de uma malha rodoviária mais eficiente para o escoamento.
(___) Parte da safra do Tocantins e do Maranhão pode ser exportada pela Rodovia Belém-Brasília até o porto de Barcarena (PA) ou pela Ferrovia Norte-Sul, de Porto Franco (MA) até o porto de Itaqui, em São Luís.
(___) As demais áreas do Matopiba têm como caminho natural a BR-020, que liga Brasília a Fortaleza, que não tem asfalto num trecho de 460 quilômetros na Bahia e no Piauí.
(___) O agronegócio no Matopiba ainda são ilhas de prosperidade em um mar de miséria. A região é marcada por coronelismo e pobreza, onde educação, saúde e renda sempre foram privilégio de poucos.
V, V, V, F, F.
V, F, V, V, V.
V, V, F, F, V.
V, V, V, V, V.
V, V, V, F, V.
Considere a Figura 2 abaixo, julgue os itens em verdadeiros ou falsos e faça a escolha da alternativa correspondente.
Figura 2. Relações entre atores que integram uma cadeia agroindustrial.
Fonte: Alencar (2000).
(___) A Figura 2 coloca em relevo relações que podem se estabelecer entre os atores sociais que integram um dado complexo e fornece os elementos gerais para a discussão dessas relações no interior e fora de uma cadeia.
(___) A base da Figura 2 representa o esquema geral de uma cadeia agroindustrial, formada pelos setores a montante, agropecuário e a jusante.
(___) A linha que envolve estes setores representa a possibilidade de formação de conglomerados empresariais em que uma holding controla empresas situadas em diferentes setores, inclusive no agropecuário.
(___) Os investimentos diretos na produção agropecuária não são grandes, uma vez que as agroindústrias que necessitam garantir o suprimento e a qualidade da matéria-prima que utilizam preferem assegurá-los por meio de contratos com os produtores, uma forma mais econômica do que o investimento direto na produção. É por essa razão que, na Figura 2, a linha que caracteriza o conglomerado aparece pontilhada ao circundar o setor agropecuário.
(___) A presença de conglomerados no interior de uma cadeia é um indicador da magnitude dos atores sociais com os quais os agricultores e suas organizações interagem. Além disso, os atores localizados a montante e a jusante podem ocupar posições na estrutura de mercado, as quais lhes permitam maior capacidade de negociação de preços do que os agricultores.
V, V, V, V, V.
V, V, V, F, V.
V, F, V, V, V.
V, V, F, F, V.
V, V, V, F, F.
Considere as afirmações abaixo sobre as cadeias produtivas e sua estrutura de governança, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente.
(___) As mudanças verificadas nas últimas décadas implicaram na alteração do comportamento produtivo e competitivo das organizações obrigando-as a aprimorarem suas vantagens competitivas através da implementação de novas estratégias de gerenciamento e negociação com seus fornecedores e clientes.
(___) O setor agroindustrial do Brasil vem passando por um processo de reorganização, internamente nas empresas e nas formas de organização da cadeia produtiva para se tornar mais ágil, inovadora e moderna, com vistas a ser mais competitiva no mercado global. E assim, em face dessas circunstâncias, surge a necessidade de estudos que busquem entender o processo de desenvolvimento local a partir de cadeias de suprimentos, cadeias produtivas, redes e alianças estratégicas.
(___) Conforme Souza (2002) a competitividade das empresas não depende somente delas, é uma resultante do desenvolvimento de capacidades e potencialidades dinâmicas, condicionadas à presença de fatores ambientais específicos, envolvendo aspectos institucionais, comportamentais, tecnológicos, organizacionais, dentre outros, relacionados, também, a ações individuais, mas considerada sob um contexto sistêmico. Portanto, depende da capacidade de articulação das empresas com os demais integrantes de sua cadeia de atividades. Competitividade também pode ser definida como a capacidade da empresa sobreviver e, de preferência, crescer em mercados correntes ou novos mercados.
(___) É de fundamental importância conhecer um referencial teórico sobre coordenação da cadeia produtiva com a finalidade de auxiliar a produção eficaz de bens manufaturados dentro dos conceitos de economia globalizada, principalmente nos dias atuais de alta competitividade, por meio da cooperação dos agentes da cadeia produtiva.
(___) A coordenação de uma cadeia produtiva, também denominada de estrutura de governança, refere-se à estrutura dominante dentro dessa cadeia, que orienta e interfere em todo o processo produtivo e comercial, de forma mais ou menos frágil ou, intensamente, determinando até o modo de produção e de comercialização dos produtos.
V, V, F, F, V.
V, F, V, V, V.
V, V, V, F, F.
V, V, V, F, V.
V, V, V, V, V.
Considere as afirmativas abaixo sobre o MATOPIBA e julgue os itens em verdadeiros ou falsos. Escolha a alternativa correspondente.
(___) Formada por terras do Sul do Maranhão, de todo o território do Tocantins, do Sul do Piauí e do Oeste da Bahia, a região do Matopiba consolida-se como a mais nova fronteira agrícola do país. Próxima dos portos de Belém, de São Luís, de Pecém (CE) e de Suape (PE), a região caracteriza-se pelo baixo preço das terras e pela uniformidade do clima, do solo e do relevo, que facilitam a mecanização agrícola e têm atraído cada vez mais agricultores.
(___) Considerado como um novo "eldorado" para o agronegócio no Brasil, o estado de Tocantins apresenta novas oportunidades ao cultivo de commodities agrícolas, por sua localização e características de seu território, consideradas estratégicas para a competitividade da produção agrícola voltada à exportação.
(___) A disponibilidade de terras a baixo custo, se comparadas com outras regiões, e as estruturas técnicas recentemente instaladas, configuram as condições materiais necessárias para que os sistemas agrícolas modernos se desenvolvam no estado. Além dessas características, Tocantins possui grande potencial energético, mineral e hídrico, que podem atender as demandas do agronegócio.
(___) A agricultura do Estado do Piaui esteve vinculada, em sua grande maioria, à subsistência, no entanto, nos últimos anos essa atividade alcançou uma configuração voltada para a comercialização da produção. Mesmo assim, os níveis de produtividade ainda são modestos e não conseguem sequer suprir as necessidades internas de consumo. Dentre as várias culturas desenvolvidas ao longo do território piauiense, as de maior destaque são: milho, feijão, arroz, mandioca, algodão, cana-de-açúcar e soja (culturas temporárias), incluindo ainda a produção de manga, laranja, castanha de caju e algodão.
(___) A economia maranhense atualmente se baseia na indústria de transformação de alumínio, alimentícia, madeireira, extrativismo (babaçu), agricultura (soja, mandioca, arroz, milho), na pecuária e nos serviços. A agricultura e a pecuária são atividades importantes na economia do Maranhão, além da pesca, que lhe dá a liderança na produção de pescado artesanal do país. A economia da Bahia é baseada na agropecuária, na indústria e no turismo. Os principais produtos agropecuários são a soja, a cana-de-açúcar, o cacau e a carne de gado bovino.
V, V, V, V, V.
V, V, V, F, V
V, V, F, F, V.
V, V, V, F, F.
V, F, V, V, V.
Considere as afirmativas abaixo sobre o MATOPIBA e julgue os itens em verdadeiros ou falsos. Escolha a alternativa correspondente.
(___) O Cerrado ocupa 91% do território do MATOPIBA, sendo que remanescentes do bioma Amazônia e Caatinga ocorrem de forma subordinada nos limites noroeste e leste, respectivamente.
(___) Com 337 municípios distribuídos em 73 milhões de hectares, o Matopiba tem quase 6 milhões de brasileiros e 324 mil estabelecimentos agrícolas. A região se ressente, no entanto, da falta de uma malha rodoviária mais eficiente para o escoamento.
(___) Parte da safra do Tocantins e do Maranhão pode ser exportada pela Rodovia Belém-Brasília até o porto de Barcarena (PA) ou pela Ferrovia Norte-Sul, de Porto Franco (MA) até o porto de Itaqui, em São Luís.
(___) As demais áreas do Matopiba têm como caminho natural a BR-020, que liga Brasília a Fortaleza, que não tem asfalto num trecho de 460 quilômetros na Bahia e no Piauí.
(___) O agronegócio no Matopiba ainda são ilhas de prosperidade em um mar de miséria. A região é marcada por coronelismo e pobreza, onde educação, saúde e renda sempre foram privilégio de poucos.
V, V, V, F, F.
V, F, V, V, V.
V, V, F, F, V.
V, V, V, V, V.
V, V, V, F, V.
Considere a Figura 2 abaixo, julgue os itens em verdadeiros ou falsos e faça a escolha da alternativa correspondente.
Figura 2. Relações entre atores que integram uma cadeia agroindustrial.
Fonte: Alencar (2000).
(___) A Figura 2 coloca em relevo relações que podem se estabelecer entre os atores sociais que integram um dado complexo e fornece os elementos gerais para a discussão dessas relações no interior e fora de uma cadeia.
(___) A base da Figura 2 representa o esquema geral de uma cadeia agroindustrial, formada pelos setores a montante, agropecuário e a jusante.
(___) A linha que envolve estes setores representa a possibilidade de formação de conglomerados empresariais em que uma holding controla empresas situadas em diferentes setores, inclusive no agropecuário.
(___) Os investimentos diretos na produção agropecuária não são grandes, uma vez que as agroindústrias que necessitam garantir o suprimento e a qualidade da matéria-prima que utilizam preferem assegurá-los por meio de contratos com os produtores, uma forma mais econômica do que o investimento direto na produção. É por essa razão que, na Figura 2, a linha que caracteriza o conglomerado aparece pontilhada ao circundar o setor agropecuário.
(___) A presença de conglomerados no interior de uma cadeia é um indicador da magnitude dos atores sociais com os quais os agricultores e suas organizações interagem. Além disso, os atores localizados a montante e a jusante podem ocupar posições na estrutura de mercado, as quais lhes permitam maior capacidade de negociação de preços do que os agricultores.
V, V, F, F, V.
V, F, V, V, V.
V, V, V, F, F.
V, V, V, F, V.
V, V, V, V, V.
Considere as afirmativas abaixo sobre o MATOPIBA e julgue os itens em verdadeiros ou falsos. Escolha a alternativa correspondente.
(___) Formada por terras do Sul do Maranhão, de todo o território do Tocantins, do Sul do Piauí e do Oeste da Bahia, a região do Matopiba consolida-se como a mais nova fronteira agrícola do país. Próxima dos portos de Belém, de São Luís, de Pecém (CE) e de Suape (PE), a região caracteriza-se pelo baixo preço das terras e pela uniformidade do clima, do solo e do relevo, que facilitam a mecanização agrícola e têm atraído cada vez mais agricultores.
(___) Considerado como um novo "eldorado" para o agronegócio no Brasil, o estado de Tocantins apresenta novas oportunidades ao cultivo de commodities agrícolas, por sua localização e características de seu território, consideradas estratégicas para a competitividade da produção agrícola voltada à exportação.
(___) A disponibilidade de terras a baixo custo, se comparadas com outras regiões, e as estruturas técnicas recentemente instaladas, configuram as condições materiais necessárias para que os sistemas agrícolas modernos se desenvolvam no estado. Além dessas características, Tocantins possui grande potencial energético, mineral e hídrico, que podem atender as demandas do agronegócio.
(___) A agricultura do Estado do Piaui esteve vinculada, em sua grande maioria, à subsistência, no entanto, nos últimos anos essa atividade alcançou uma configuração voltada para a comercialização da produção. Mesmo assim, os níveis de produtividade ainda são modestos e não conseguem sequer suprir as necessidades internas de consumo. Dentre as várias culturas desenvolvidas ao longo do território piauiense, as de maior destaque são: milho, feijão, arroz, mandioca, algodão, cana-de-açúcar e soja (culturas temporárias), incluindo ainda a produção de manga, laranja, castanha de caju e algodão.
(___) A economia maranhense atualmente se baseia na indústria de transformação de alumínio, alimentícia, madeireira, extrativismo (babaçu), agricultura (soja, mandioca, arroz, milho), na pecuária e nos serviços. A agricultura e a pecuária são atividades importantes na economia do Maranhão, além da pesca, que lhe dá a liderança na produção de pescado artesanal do país. A economia da Bahia é baseada na agropecuária, na indústria e no turismo. Os principais produtos agropecuários são a soja, a cana-de-açúcar, o cacau e a carne de gado bovino.
V, V, V, V, V.
V, V, V, F, V
V, V, F, F, V.
V, V, V, F, F.
V, F, V, V, V.
Considere as afirmativas abaixo sobre o MATOPIBA e julgue os itens em verdadeiros ou falsos. Escolha a alternativa correspondente.
(___) O Cerrado ocupa 91% do território do MATOPIBA, sendo que remanescentes do bioma Amazônia e Caatinga ocorrem de forma subordinada nos limites noroeste e leste, respectivamente.
(___) Com 337 municípios distribuídos em 73 milhões de hectares, o Matopiba tem quase 6 milhões de brasileiros e 324 mil estabelecimentos agrícolas. A região se ressente, no entanto, da falta de uma malha rodoviária mais eficiente para o escoamento.
(___) Parte da safra do Tocantins e do Maranhão pode ser exportada pela Rodovia Belém-Brasília até o porto de Barcarena (PA) ou pela Ferrovia Norte-Sul, de Porto Franco (MA) até o porto de Itaqui, em São Luís.
(___) As demais áreas do Matopiba têm como caminho natural a BR-020, que liga Brasília a Fortaleza, que não tem asfalto num trecho de 460 quilômetros na Bahia e no Piauí.
(___) O agronegócio no Matopiba ainda são ilhas de prosperidade em um mar de miséria. A região é marcada por coronelismo e pobreza, onde educação, saúde e renda sempre foram privilégio de poucos.
V, V, V, F, F.
V, F, V, V, V.
V, V, F, F, V.
V, V, V, V, V.
V, V, V, F, V.
Considere a Figura 2 abaixo, julgue os itens em verdadeiros ou falsos e faça a escolha da alternativa correspondente.
Figura 2. Relações entre atores que integram uma cadeia agroindustrial.
Fonte: Alencar (2000).
(___) A Figura 2 coloca em relevo relações que podem se estabelecer entre os atores sociais que integram um dado complexo e fornece os elementos gerais para a discussão dessas relações no interior e fora de uma cadeia.
(___) A base da Figura 2 representa o esquema geral de uma cadeia agroindustrial, formada pelos setores a montante, agropecuário e a jusante.
(___) A linha que envolve estes setores representa a possibilidade de formação de conglomerados empresariais em que uma holding controla empresas situadas em diferentes setores, inclusive no agropecuário.
(___) Os investimentos diretos na produção agropecuária não são grandes, uma vez que as agroindústrias que necessitam garantir o suprimento e a qualidade da matéria-prima que utilizam preferem assegurá-los por meio de contratos com os produtores, uma forma mais econômica do que o investimento direto na produção. É por essa razão que, na Figura 2, a linha que caracteriza o conglomerado aparece pontilhada ao circundar o setor agropecuário.
(___) A presença de conglomerados no interior de uma cadeia é um indicador da magnitude dos atores sociais com os quais os agricultores e suas organizações interagem. Além disso, os atores localizados a montante e a jusante podem ocupar posições na estrutura de mercado, as quais lhes permitam maior capacidade de negociação de preços do que os agricultores.
V, V, V, V, V.
V, V, V, F, V
V, V, F, F, V.
V, V, V, F, F.
V, F, V, V, V.
Considere as afirmativas abaixo sobre o MATOPIBA e julgue os itens em verdadeiros ou falsos. Escolha a alternativa correspondente.
(___) O Cerrado ocupa 91% do território do MATOPIBA, sendo que remanescentes do bioma Amazônia e Caatinga ocorrem de forma subordinada nos limites noroeste e leste, respectivamente.
(___) Com 337 municípios distribuídos em 73 milhões de hectares, o Matopiba tem quase 6 milhões de brasileiros e 324 mil estabelecimentos agrícolas. A região se ressente, no entanto, da falta de uma malha rodoviária mais eficiente para o escoamento.
(___) Parte da safra do Tocantins e do Maranhão pode ser exportada pela Rodovia Belém-Brasília até o porto de Barcarena (PA) ou pela Ferrovia Norte-Sul, de Porto Franco (MA) até o porto de Itaqui, em São Luís.
(___) As demais áreas do Matopiba têm como caminho natural a BR-020, que liga Brasília a Fortaleza, que não tem asfalto num trecho de 460 quilômetros na Bahia e no Piauí.
(___) O agronegócio no Matopiba ainda são ilhas de prosperidade em um mar de miséria. A região é marcada por coronelismo e pobreza, onde educação, saúde e renda sempre foram privilégio de poucos.
V, V, V, F, F.
V, F, V, V, V.
V, V, F, F, V.
V, V, V, V, V.
V, V, V, F, V.
Considere a Figura 2 abaixo, julgue os itens em verdadeiros ou falsos e faça a escolha da alternativa correspondente.
Figura 2. Relações entre atores que integram uma cadeia agroindustrial.
Fonte: Alencar (2000).
(___) A Figura 2 coloca em relevo relações que podem se estabelecer entre os atores sociais que integram um dado complexo e fornece os elementos gerais para a discussão dessas relações no interior e fora de uma cadeia.
(___) A base da Figura 2 representa o esquema geral de uma cadeia agroindustrial, formada pelos setores a montante, agropecuário e a jusante.
(___) A linha que envolve estes setores representa a possibilidade de formação de conglomerados empresariais em que uma holding controla empresas situadas em diferentes setores, inclusive no agropecuário.
(___) Os investimentos diretos na produção agropecuária não são grandes, uma vez que as agroindústrias que necessitam garantir o suprimento e a qualidade da matéria-prima que utilizam preferem assegurá-los por meio de contratos com os produtores, uma forma mais econômica do que o investimento direto na produção. É por essa razão que, na Figura 2, a linha que caracteriza o conglomerado aparece pontilhada ao circundar o setor agropecuário.
(___) A presença de conglomerados no interior de uma cadeia é um indicador da magnitude dos atores sociais com os quais os agricultores e suas organizações interagem. Além disso, os atores localizados a montante e a jusante podem ocupar posições na estrutura de mercado, as quais lhes permitam maior capacidade de negociação de preços do que os agricultores.
V, V, V, F, F.
V, F, V, V, V.
V, V, F, F, V.
V, V, V, V, V.
V, V, V, F, V.